sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Visita ao instituto Dr. Ricardo Jorge e ao INETI

No passado dia 6 de Fevereiro fomos a Lisboa. Durante a manhã estivemos no instituto Dr. Ricardo Jorge, no departamento de Saúde Ambiental. Fomos a uma sala onde vimos os equipamentos que são utilizados para estudar condições de trabalho em diversos empregos que podem ser perigosos, por exemplo, perceber a quantidade de luz, a intensidade do som, a quantidade de pó num determinado espaço, se é o necessário ou em exeço para o trabalho que se desenvolve nesse mesmo local e se é ou não prejudicial para a saúde dos trabalhadores.
A visita não correu completamente como o previsto porque o departamento não estava á nossa espera, e por isso não podemos ver alguns equipamentos porque estavam a calibrar. Toda a visita foi improvisada.

Durante a tarde estivemos no INETI, no departamento de DNA. Inicialmente foi-nos explicada a técnica de PCR, depois realizamos uma pequena experiência sobre DNA-fingerprint. Em seguida estivemos numa sala onde estavam os equipamentos para observar os resultados da experiência, por fim estivemos a falar com um senhor, sobre as profissões futuras, que nos aconcelhou a seguir algo que gostemos mesmo de fazer e não pensar no desemprego pois a crise vai ser passageira. Falamos também dos portugueses que estão espalhados pelo mundo, a desenvolver trabalhos em várias áreas. Este senhor contou-nos também a historia de uma rapariga, que era "uma lição de vida".

A visita não estava relacionada com o nosso trabalho de área projecto, mas estava relacionada com a matéria que estavamos a estudar na discilplina de biologia, no entanto nem todos os elementos do grupo têm biologia.

O Grupo: Ana Rita, Flávia Coelho, Marta Prates, Vanessa Caetano

Sem comentários: